Two Crude - Arcade - Beat'n Up - 2 Jogadores - Data East 1990
Por: João Carlos Alves - Em: 18/09/2011
Two Crude - Arcade - Beat'n Up - 2 Jogadores - Data East 1990

Os anos 80 e começo dos anos 90 foram suficientes para alimentar a criatividade das pessoas quando o assunto era o futuro.

Filmes, desenhos animados, jogos e outras mídias tratava o futuro, às vezes nem tão distante como se fosse algo totalmente surreal (na visão atual é claro).

Destruição do mundo. Guerras nucleares arrasadoras. Fim dos tempos. Tenho certeza que você já viu essa cena em algum lugar no seu passado...

A Data East em 1990 (lançado em 1991) como não poderia ser diferente, criou um jogo de pancadaria, o que não era nada popular em na época certo? Errado! O estilo Beat?n Up estava a 1000 com jogos como Final Fight, Vendetta, Streets of Rage dentre outros.

Esse jogo chama-se Two Crude (Crude Buster no Japão e Two Crude Buster no Mega Drive).

Apesar de ser um Beat?n Up, Two Crude é linear, lembrando o estilo plataforma onde em dupla, os jogadores dividem o mesmo espaço na tela.

Two Crude - Arcade - Beat'n Up - 2 Jogadores - Data East 1990

A história se passa em 2030, 20 anos após um cientista maluco explodir uma série de armas nucleares que transformam em mutantes selvagens grande parte dos habitantes de Nova Iorque.

Com isso, ele estabelece juntamente com esses mutantes um exercito bem armado para tomar para si a cidade e controla-la totalmente.

Esse grupo é chamado então de Big Valley.

Sendo assim, o exercito americano recruta dois brutamontes para invadir a cidade e restaurar a paz. (Outra coisa muito típica da época: brutamontes e cidades sitiadas!)

O jogo tem uma dificuldade alta em virtude da lentidão de seus personagens versus a rapidez e precisão de acerto dos inimigos.

Two Crude - Arcade - Beat'n Up - 2 Jogadores - Data East 1990

Você precisará fazer tudo milimétricamente para acertá-los caso não queira perder muitas vidas logo no começo.

As 6 fases de Two Crude não são longas. Na maior parte do tempo possuem dois planos, chão e algum nível superior que você alcança pressionando direcional para cima + botão de pulo, você o alcançará. Para descer, baixo + pulo.

Além dos botões de pulo e soco, existe também um botão para agarrar. E quando digo agarrar, é agarrar praticamente tudo na tela desde inimigos, barras de ferro, postes, pedaços de muro, carros, latarias velhas, barris... tudo vira arma na mão dos heróis.

Você ainda pode rolar pressionando diagonal para baixo + frente ou trás e apertando pulo ao mesmo tempo. Utilidade? Quase nenhuma.

As músicas do jogo não são excelentes, mas não comprometem o andamento, passando muitas vezes despercebida, exceto pela péssima musica ao final de cada estágio concluído.

Two Crude - Arcade - Beat'n Up - 2 Jogadores - Data East 1990

Por falar em coisa péssima no final do estágio, ao eliminar o chefe da fase, os personagens fazem uma dança muito ruim e a terminam com um sorriso tão ruim quanto.

Os cenários são bem desenhados, dão a sensação de destruição que faz fundo na história do jogo e possuem detalhes bacanas para um jogo de 1990.

Os inimigos são diversos. Alguns sobem em paredes, cospem coisas nojentas, outros jogam bombas, alguns com lança-chamas, outros pequenos como dobermanns mutantes e todos são chatos e difíceis

Mesmo com toda destruição, você encontrará (e precisará muito disso acredite) máquinas de refrigerante para recuperar a barra de vida, bastando descer o braço e apanhar as latas que dela caem.

Ao passar de fase uma pequena tela de bônus com outra máquina aparecerá e você terá alguns segundos para apanhar o máximo de refrigerante possível para repor as energias.

Na última fase do jogo, você enfrentará os chefes novamente e sem máquina de refrigerante para repor as energias! Por isso, muito cuidado!

Two Crude - Arcade - Beat'n Up - 2 Jogadores - Data East 1990
Conclusão:

Two Crude apesar de não ter uma jogabilidade rápida e ágil (ao contrário dos inimigos no jogo), é divertido e exige muita desenvoltura e paciência para finalizá-lo. É um jogo bacana que vale a pena ser conhecido ou relembrado!

Two Crude tem uma versão para o Mega Drive chamada Two Crude Dudes que é bem fiel à original além de fazer parte da coletânea Data East Arcade Classics para o Nintendo Wii.

João Carlos Alves
Old School Gamer

Desenvolvedor web, casado, moro em São Paulo e sou pai da Amandinha. Amo Final Fight acima de todos os jogos e Street Fighter II jamais será superado!
@oldschool_gamer

COMENTÁRIOS

Seu comentário foi enviado com sucesso!

Assim que for aprovado, será exibido aqui!

Obrigado por participar!

Infelizmente seu comentário não foi enviado.

Tente novamente e se o problema persistir, por favor, envie um e-mail: contato@oldschoolgamer.com.br

Robson Vieira18/09/2011

Pela análise da jogabilidade, este game me lembra bastante Bad Dudes (Dragon Ninja no Japão).
Esse clima de futuro ruim é mesmo muito comum em games dessa leva, sendo um dos que me lembro de cara é Cyber Lip, do meu querido Neo Geo.
No mais o review cumpriu uma função de me deixar curioso por conhecer o jogo e sofrer um pouco com a dificuldade comum dos títulos da época.
Parabéns pelo visual do site novo, que é mesmo muito bonito e cumpre praticamente todos os requisitos de qualidade atuais.
Até mais, meus caros!

Marcos Emeagate Tirso04/10/2011

Esse jogo sempre me fez arrancar os cabelos (talvez por causa disso hoje eu tenho problemas de calvice hahaha), por isso nem ouso reviver os tempos que jogava, senão vou ficar careca de vez.
Muito bom a cara do site, está fantástico. E o podcast quando sai? Estamos aí caso queira gravar um. Até!