Double Dragon - Arcade - Luta - 2 Jogadores - Technos 1995
Por: Darth Player - Em: 16/07/2013
Double Dragon - Arcade - Luta - 2 Jogadores - Technos 1995

O que esperar de um game baseado em um filme, que por sua vez também foi baseado em um game? Estou falando de Double Dragon, o game de luta lançado em 1995 pela Technos para Neo Geo AES e MVS, sendo que também contou com versões para Playstation One e Neo Geo CD em 1996. Este foi um dos últimos games produzidos pela Technos, pois ela faliu em 1996.

Moro em uma pequena cidade no interior, e isso nunca foi favorável a minha experiência com arcades, pois eles demoravam muito para chegar até aqui e quando finalmente chegavam, eram games ruim ou antigos que já tinham sido explorados ao máximo nos grandes centros. Lançamentos? Jamais!

Double Dragon - Arcade - Luta - 2 Jogadores - Technos 1995

Diante deste cenário, não é difícil imaginar que o PlayStation One era a única alternativa para jogarmos os lançamentos, e até nesta parte sofríamos, pois sem um grande comércio local ou até mesmo o virtual, ficávamos a mercê das vontades do dono da única loja que vendia games de “play” na cidade (piratas é claro), e o gosto do cara era horrível.

Quanto à diversidade de consoles, esta também era bem escassa, todo mundo tinha Playstation, só um amigo meu tinha Saturn (em toda a cidade devia haver uns três ou quatro), existia apenas um 3DO e ninguém tinha Nintendo 64 ou Neo Geo.

Foi neste cenário que cresci, pode parecer chato para a grande maioria, mas garanto que era muito legal, pois aqui não havia assaltos, roubos, atropelamentos, enfim, era bem pacato. Bom, agora contarei como conheci o game dessa review.

Double Dragon - Arcade - Luta - 2 Jogadores - Technos 1995

Tudo começou em uma bela tarde na única locadora de games da cidade, o dono chegou com alguns games novos de PlayStation e ao testá-los um nos chamou a atenção, seu nome? Double Dragon. Nem preciso falar que de imediato ele se tornou o mais jogado pelos que apreciavam Fighting Games, Mortal Kombat Trilogy e Street Fighter Zero 2 foram esquecidos e ganharam um bom tempo de repouso.

O vício no game se tornou tão grande que o CD nem saia de dentro do console, de tanto que o pessoal jogava. Rapidamente todos os donos do console da Sony correram para a lojinha pedir uma cópia do game (infelizmente esse não era o meu caso, pois eu possuía um Mega Drive).

Alguns anos depois, no único bar que tinha arcades na época, chegou uma máquina de Double Dragon, foi um delírio. Hoje possuo uma multijogos e nem preciso comentar qual o game mais jogado quando meus amigos me visitam né?

Double Dragon - Arcade - Luta - 2 Jogadores - Technos 1995
Flyer de Double Dragon para Arcade e Neo Geo
Double Dragon - Arcade - Luta - 2 Jogadores - Technos 1995

Agora que já contei como conheci o game vou fazer uma breve análise do filme e depois irei para o game.

A história do filme se passa em Los Angeles no ano de 2007. Após a cidade ser arrasada por um terrível terremoto surgiram várias gangues que tomaram conta das ruas fazendo com que o caos imperasse.

Neste cenário os irmãos Billy e Jimmy recebem a missão de proteger a metade de um antigo medalhão (uma parte continha o poder do corpo e a outra o da alma) que quando completo, deixaria seu detentor muito poderoso.

A outra metade já está nas mãos de Shuko (chefe final do filme e do game), pois ele pretendia dominar todas as regiões da cidade, se tornar o chefe das gangues regionais e depois, só pra variar, dominar o mundo (sim, ele também tinha o mesmo sonho de Pink e Cérebro).

Double Dragon - Arcade - Luta - 2 Jogadores - Technos 1995

Na minha humilde opinião o filme não é tão ruim, pois perdi a conta de quantas vezes assisti ele quando criança, mas comete o grande pecado da maioria dos filmes baseados em games: não seguir o roteiro do game em que está sendo inspirado.

Agora sobre o game: no geral, não importando a versão para qual console, o game possui doze personagens, sendo dez selecionáveis e dois chefes finais ocultos na tela de seleção, sendo que o sub-chefe (Duke) e Burnov não apareceram no filme, mas foram inspirado nos games anteriores.

Cada um possui seu próprio cenário, todos baseados no filme que deu origem ao game. Acho que faltou um personagem secreto, no estilo Akuma de Super Street Fighter II Turbo, pois isso poderia nos motivar a jogar um pouco mais a fim de cumprir os objetivos para poder enfrentá-lo.

Double Dragon - Arcade - Luta - 2 Jogadores - Technos 1995 Double Dragon - Arcade - Luta - 2 Jogadores - Technos 1995
Double Dragon - Arcade - Luta - 2 Jogadores - Technos 1995

Um fato interessante é que não existe distância máxima entre os personagens, você poderia se afastar do seu oponente até encostar no fim da tela, mesmo que ele estivesse na outra extremidade, isso era possível porque ao se afastar a câmera também se distanciava dos personagens, diminuindo seus tamanhos e aumentando a visibilidade do cenário, era muito bacana.

Os personagens possuem golpes bem variados, pois seguem a linha do já famoso na época Street Fighter (meia lua ou carregar para traz).

Há personagens com golpes semelhantes aos de Ryu e Ken (Billy, Jimmy e Rebecca) e até mesmo um que segue a linha do Zangief (Abobo), lento e com golpes baseados em agarrar, mas aqui vem a principal diferença entre eles, pois dois golpes tonteiam o adversário e o terceiro finaliza o round. Sim, ele é muito mais apelativo e forte que o Zangief.

Double Dragon - Arcade - Luta - 2 Jogadores - Technos 1995

Há também personagens com golpes novos. Amon é um exemplo com seu Elbow Crush (golpe em que é possível escolher se ataca o adversário pela frente ou pelas costas) e o seu charge apelativo: Final Countdown.

A jogabilidade é muito boa, os golpes e combos saem facilmente, a ponto de não afugentar os novatos, mas também não espantar os mais experientes. Cada personagem possui dois tipos de Charge com exceção de Billy e Jimmy, que no lugar de segundo podem se transformar (Dragon Morph) e ficar extremamente fortes, pode acreditar. Ainda sobre os golpes, este é um dos games em que eles saem mais facilmente (pelo menos é o que eu acho), era incrível ver como amigos meus que não conseguiam sequer dar um hadouken em Street Fighter faziam os golpes com facilidade.

Double Dragon - Arcade - Luta - 2 Jogadores - Technos 1995

Quanto aos cenários, estes são bem variados. No inicio do round de alguns deles ocorrem algumas animações, como por exemplo no cenário de Billy onde ele chega com seu Dragon Mobile (só por curiosidade: esse era o carro que Billy e Jimmy possuíam no filme e que era movido a papel). Alguns cenários possuem até mesmo elementos destrutíveis (apenas na versão AES e MVS), como por exemplo, no da Rebecca, onde é possível derrubar alguns pedestais que estão pegando fogo, ou no da Marian que se pode destruir uma máquina no meio de cenário.

Ao término de algumas lutas também aconteciam animações, como por exemplo, no cenário do Amon quando o derrotado caia do avião (Stage Fatality?). Já no cenário do Dalton, durante as lutas, no canto esquerdo uns carinhas ficam atravessando a tela com Jet Skis, isso pode atrapalhar, pois se você prensou seu oponente no canto da tela e o round ficou tenso, poderá se assustar com aquela animação aparecendo com frequência e cometer algum erro.

Double Dragon - Arcade - Luta - 2 Jogadores - Technos 1995

Como já comentado anteriormente, o primeiro contato que tive com esse game foi em sua versão para Playstation One, só vim a conhecer a versão arcade muito tempo depois, por esse motivo falarei primeiro da versão do console da Sony. Sua principal diferença é um modo chamado Overdrive, onde é possível emendar vários golpes que na versão original do arcade não é possível, isso torna o game muito divertido, pois permite realizar combos maiores.

Outra característica, essa ruim, são os loadings extremamente longos, sei que todo game em CD possui isso, mas no caso desse game chega a ser ridículo a demora para se iniciar cada luta. Quanto aos chefes finais, estes estão ocultos na tela de seleção mas podem ser liberados com um comando muito simples, bastando esperar 3 segundos com o cursos de seleção em cima de determinados personagens (semelhante a Super Street Fighter 2 Turbo, quando se pretende utilizar o Akuma).

Double Dragon - Arcade - Luta - 2 Jogadores - Technos 1995 Double Dragon - Arcade - Luta - 2 Jogadores - Technos 1995
Double Dragon - Arcade - Luta - 2 Jogadores - Technos 1995

Sobre a versão para arcade (Neo Geo MVS e AES) o fator mais atraente é que não possui os já citados Loadings. Isso pode parecer apenas um capricho, mas interfere muito quando se está jogando com Billy ou Jimmy, pois ao se utilizar o Dragon Morph, na versão arcade isso ocorre instantaneamente, enquanto que no Playstation One leva cerca de cinco segundos para carregar o novo personagem (caso o CD trave, o console fica tentando efetuar o Loading até o contador de tempo zerar), isso no meio da round quebra o clima, principalmente se a luta estiver “quente”.

Sobre os chefes, acontece algo bem interessante, pois na versão arcade (MVS), não é possível selecioná-los (pelo menos eu nunca consegui e não encontrei nenhuma dica que funciona), já na versão caseira (AES), eles podem ser selecionados utilizando-se de um comando semelhante ao do Playstaion, mas agora é que vem algo interessante, pois se você está utilizando o MAME, basta ir até a opção de cheats do emulador e habilitar os chefes, isso mostras que a ROM é a mesma, tanto no AES quanto no MVS, só que na última foi retirado o comando para selecionar os chefes, sacanagem dos desenvolvedores não acha?

Double Dragon - Arcade - Luta - 2 Jogadores - Technos 1995

Se você é colecionador e quer ter este game em seu acervo, saiba que ele é bem caro, principalmente a versão para AES, que no Ebay chega a ultrapassar os U$ 300,00 (levando-se em conta a cotação do Dólar, frete, e uma possível taxação abusiva, você terá que desembolsar por volta de R$ 1.000,00 para ter este game). A versão para Playstation e Neo Geo CD é bem mais em conta.

Curiosidade: Além da série Double Dragon, os irmãos Billy e Jimmy fizeram participações especiais em outros jogos (pesquisa realizada na Wikipedia):

• Super Spike V'Ball, jogo de vôlei de praia lançado em 1988 para arcades e NES, eles formavam uma das duplas.

• Battletoads & Double Dragon, lançado em 1993 para Mega Drive, NES, Super Nintendo e Game Boy, os irmão se uniam aos sapos mutantes de Battletoads para derrotar uma aliança maligna de Dark Queen, arqui-inimiga dos sapos, com os Shadow Warriors.

• Billy é personagem secreto em Power Instinct Matrimelee, jogo de luta da Atlus lançado em 2003 para arcades e Neo Geo.

Extra: Nunca asistiu o filme? Clique aqui e veja!

Double Dragon - Arcade - Luta - 2 Jogadores - Technos 1995
Considerações finais:

Minha conclusão: O game é muito bom e diverte bastante, mesmo tendo sido lançado em 1995, seus cenários e personagens ainda se apresentam muito bons graficamente, sua jogabilidade é outro ponto forte, pois se comparado aos games atuais não perde em velocidade e principalmente facilidade em fazer os golpes e combos, arriscaria até mesmo em dizer que este game foi um dos precursores em utilizar bem o pulo duplo, algo que seria muito utilizado na série Marvel Vs. Capcom anos depois.

Darth Player
Contador, mora no interior do Paraná e apesar de ter um PlayStation 3 e um X-Box 360, prefere jogar Mega Drive, Super Nintendo e o bom e velho Arcade, além de colecionar games!

COMENTÁRIOS

Seu comentário foi enviado com sucesso!

Assim que for aprovado, será exibido aqui!

Obrigado por participar!

Infelizmente seu comentário não foi enviado.

Tente novamente e se o problema persistir, por favor, envie um e-mail: contato@oldschoolgamer.com.br

Johnny "ManoGalo" Campos20/07/2013

Já joguei muito a versão de PSX dele. Achava o máximo apertar start e ficar esticando o personagem ou lutando com eles minúsculos

Leandro02/11/2013

Puts, conheci esse game lá na década de 90 em um boteco que tinha antigamente perto de casa. Gastava os poucos trocados que tinha nele. Hoje eu possuo esse game para o Neo Geo CD, pois o cartucho do AES tem um valor alto, inclusive no ebay. Agora me veio na cabeça a música do Billy e do Jimmy quando utilizamos o especial deles. Parabéns pelo review.

Old School Gamer (João)04/11/2013

Clássico Demais!
Joguei muito isso no arcade!
E sim, veio na mente a mesma música!