Contra - Arcade - Ação/Shoot'em up - 2 Jogadores - Konami 1987
Por: João Carlos Alves - Em: 06/12/2011
Contra - Arcade - Ação/Shoot'em up - 2 Jogadores - Konami 1987

Dois guerreiros brutamontes, um loiro e um moreno, muitas armas, soldados, máquinas assassinas, robôs e alienígenas aos montes.

Não. Não estamos falando de um filme dos anos 80 estrelado por Stallone e Dolph Lundgren ou Arnold Schwarzenegger.

Estamos falando de Contra.

Um clássico que ganhou vida em 1987 graças a Konami e que gerou outras versões e continuações. Algumas boas outras nem tanto...


A segunda metade da década de 1980 sofreu uma revolução nos jogos eletrônicos que passaram a ter mais sofisticação, capacidade técnica, de criação, qualidade gráfica e sonora.

Com isso, aqueles jogos mais simples, de labirinto, de espaçonave atirando freneticamente contra seres de outras galáxias (que são fantásticos), ficaram obsoletos em relação aos gostos e novidades que chegavam sem parar aos arcades.

Os consoles caseiros estavam atrasados em relação ao hardware e por isso quando possível, tinham conversões muitas vezes distantes dos originais.

Contra - Arcade - Ação/Shoot'em up - 2 Jogadores - Konami 1987

Mesmo assim, era fantástico poder ter em casa um cartucho de Contra para o Nintendo, OutRun para o Master System e por aí vai...

A história de Contra é um pouco confusa, pois a versão japonesa diz que Lance e Bill, heróis do jogo, estão batalhando no futuro no ano de 2633, enquanto a versão americana, no presente combatendo um grupo terrorista chamado Red Falcon que quer tomar posse da Terra.

Enfim, nesse jogo isso é o que menos importa. Acredite.

Com dificuldade alta, Contra trouxe aos arcades um estilo de jogo com ação sem parar do começo ao fim e com apenas três continues disponíveis. Cruel não?

Para manter-se vivo você precisa executar movimentos calculados e nunca deixar de atirar!

Você pode em determinados momentos, apanhar armas que lhe ajudarão a passar as fases com um pouco mais de tranquilidade. Basta acertar as "capsulas" que passam voando pelo cenário.

Essas capsulas contém armas que disparam raios lasers, bolas de fogo giratórias, cinco projeteis ao mesmo tempo em várias direções, além do rapid-fire para disparos mais rápidos e uma barreira que te protege por um tempo.

Contra - Arcade - Ação/Shoot'em up - 2 Jogadores - Konami 1987
Flyer da versão para Arcade
Contra - Arcade - Ação/Shoot'em up - 2 Jogadores - Konami 1987

As armas são: Machine Gun, Fire Gun, Spread Gun e Laser Gun.

A movimentação dos jogadores é boa e você tem liberdade de atirar em oito direções além de controlar o pulo no ar enquanto atira. E isso será muito útil.

O jogo também conta com uma diversidade de estilo em suas dez fases.

Numa você deverá de forma linear eliminar todo e qualquer inimigo na tela sempre em frente, na outra, você acaba dentro do robô-chefe da primeira fase e se depara com túneis cheios de fios de alta tensão, granadas e bombas que rolam em sua direção numa visão tridimensional enquanto precisa correr contra o tempo se quiser sobreviver.

Há também fases que você precisa subir plataformas como a da cachoeira e acredite, sempre com a dificuldade aumentando.

Detalhes assim tornaram Contra um dos jogos mais queridos dos retrogamers.

É um jogo de objetivo simples, mas que tem belos gráficos, boa jogabilidade, ação, dificuldade e que desafia o jogador desde o momento em que ele aperta o Start.

Contra - Arcade - Ação/Shoot'em up - 2 Jogadores - Konami 1987
Bill e Lance
Contra - Arcade - Ação/Shoot'em up - 2 Jogadores - Konami 1987

Por isso, caso você nunca tenha jogado Contra, não perca tempo e conheça já esse clássico dos anos 80 ou relembre os velhos tempos onde os jogos bons realmente te desafiavam com estilo!

Contra foi lançado em 20 de Fevereiro de 1987 e teve versões para Arcade, Famicom-NES, ZX Spectrum, Amstrad CPC, Commodore 64, MSX2, MS-DOS, Windows, PlayStation 2, Xbox 360, Virtual Console, Nintendo DS, e Celulares.

A versão europeia de Contra, Gryzor, não possui modo para dois jogadores simultâneos obrigando cada jogador esperar o outro morrer para poder jogar.

A versão mais famosa de Contra, pela popularização e similaridade com o original, foi a do Nintendo/Famicom. Nela a maioria das telas estão presentes, dois jogadores simultâneos, as telas tridimensionais (porém sem o mapa) e a dificuldade parecida.

No entanto a versão japonesa para o Famicom, contou com um chip especial que deu melhorias nos gráficos além de cut-scenes.

A versão do MSX2 devido as limitações técnicas do computador, não possuía a rolagem das fases obrigando o jogador a passar por blocos de fases no estilo de Metal Gear e Vampire Killer (ambos também da Konami)

Contra - Arcade - Ação/Shoot'em up - 2 Jogadores - Konami 1987
Censura?

Em alguns países, devido à censura, Contra virou Probotector e virou um jogo praticamente de guerra entre robôs onde Lance e Bill foram substituídos por máquinas. (Isso perdurou por um bom tempo inclusive em outras versões de Contra).

João Carlos Alves
Old School Gamer

Desenvolvedor web, casado, moro em São Paulo e sou pai da Amandinha. Amo Final Fight acima de todos os jogos e Street Fighter II jamais será superado!
@oldschool_gamer

COMENTÁRIOS

Seu comentário foi enviado com sucesso!

Assim que for aprovado, será exibido aqui!

Obrigado por participar!

Infelizmente seu comentário não foi enviado.

Tente novamente e se o problema persistir, por favor, envie um e-mail: contato@oldschoolgamer.com.br

helisonbsb25/09/2014

bons tempos!!!! jogo muito a versão nes....saudades!!!!!

Sirlon Hayate07/08/2015

Contra é um game de ação maravilhoso! Game marcante, desafiador e inesquecível.